Início Conceitos úteis SPED Contábil SPED Contábil: Procedimento para validação e transmissão
SPED Contábil: Procedimento para validação e transmissão PDF Imprimir E-mail

Checked-48A geração do arquivo pelo Sistema Diretor é apenas uma parte do procedimento referente ao SPED Contábil. Veja quais são os passos necessários para a validação e transmissão do arquivo.

Abaixo, uma descrição resumida do procedimento completo:

  1. Ler as instruções no Portal SPED Contábil (sítio da Receita Federal).
  2. Baixar pela Internet e instalar os dois aplicativos fornecidos pela Receita Federal: (1) SPED Contábil 2.0, que é o Programa Validador e Assinador (PVA), e (2) Receitanet SPED (este programa é necessário para o funcionamento do PVA). Para obter os programas selecione Download no Portal SPED Contábil.
  3. Validar o arquivo gerado pelo Sistema Diretor utilizando o PVA.
  4. Verificar as visualizações dos relatórios geradas pelo PVA, especialmente o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado. Lembrar que a partir de agora as informações destes relatórios poderão passar por auditorias informatizadas, além das convencionais. Observar que o PVA permite a impressão dos relatórios em papel.
  5. Após a validação do arquivo, é altamente recomendável imprimir os relatórios em papel utilizando o PVA, para que os responsáveis legais e o contabilista tenham plena consciência do que estão assinando e enviando à Receita Federal, à Receita Estadual e à Junta Comercial.
  6. O(s) representante(s) legal(ais) e o contabilista devem assinar digitalmete o arquivo. Para tanto, precisam ter certificados digitais tipo A3 operacionais (token ou cartão, já instalados e testados).
  7. Gerar e assinar digitalmente o requerimento para autenticação dirigido à Junta Comercial.
  8. Tramitir o arquivo para a Receita Federal e imprimir o recibo.
  9. Verificar se a Junta Comercial recebeu a escrituração eletrônica (automaticamente encaminhada pela Receita Federal) e efetuar o recolhimento da taxa de autenticação para a qual já foi efetuado o requerimento (passo 7).
  10. Acompanhar a situação utilizando o PVA, até a conclusão do processo.